ADMINISTRAÇÃO
SOBRE O CURSO
O curso de Administração visa a formar Bacharéis em Administração com capacidade de atuar em atividades próprias ao campo profissional do Administrador como profissão liberal ou não, promovendo o desenvolvimento das organizações e sociedade compreendendo também o ambiente e as inter-relações nele existentes.
DIFERENCIAL
O curso de Administração vem munido com a Qualidade FADITU pontuada no Ranking Universitário da Folha -RUF (2014, 2015 e 2016) como melhor corpo docente da região. Matriz Curricular estruturada com base nas competências técnicas e comportamentais necessárias à formação integral do estudante (pessoal e profissional), sem a tradicional divisão por disciplinas mas sim integrando e combinando conteúdos ou temas permitindo que uma mesma disciplina seja trabalhada por diferentes professores aprofundando e ampliando os temas estudados.
- Atividades em sala focadas em elementos colaborativos, desafios práticos e problemas reais, colocando o estudante como protagonista do aprendizado, sem as tradicionais aulas expositivas.
- Ambiente de aula diferenciadas, com base nas metodologias ativas de aprendizagem, que favorecem o trabalho em grupo; a participação do professor como orientador e preceptor, além da integração com a prática laboratorial e projetos sustentados em problemas reais.
- Estudo e Aprendizado Independente - o aluno aprende a construir autonomia e desenvolve sua competência de autodidatismo. ( Para tal, a metodologia utilizada é o flipped classroom - uma derivação do blended learning, que permite ao educando criar um hábito de estudo continuado e progressivo).
- Contato com profissionais convidados para troca de idéias e experiências com o intuito de desenvolver projetos reais.
- Acesso Mobile - acesso as aulas pelo celular, tablet, notebook, em qualquer lugar e qualquer horário.
PERFIL PROFISSIONAL
A principal característica de um administrador é ser empreendedor é preciso estar sempre se reinventando. É necessário ser flexível, ter facilidade para se adaptar a ambientes e aos estilos das pessoas. Dentre as diversas áreas de atuação podemos destacar: Administração de Empresas, Financeira, Auditoria, Empreendedorismo, Marketing e outros.
METODOLOGIA
A metodologia escolhida para aquisição ensino-aprendizagem está focada em pedagogias ativas de aprendizagem dentre as quais :- Active Learning Classroom - Sala de aula colaborativa, onde os alunos participam de atividades em grupo e de estudos individuais com mais flexibilidade e dinamismo.
- Blended Learning - Além de participar das atividades em sala todos os dias, o estudante pode acessar todo o conteúdo do seu curso de forma online, para estudar onde quiser e na hora conveniente.
- Crowdlearning - Método de aprendizagem colaborativa para resolução de problemas, a partir de projetos estruturados sobre situações reais.
- Os alunos são estimulados a desenvolver autonomia e pro atividade desde o primeiro semestre de aula, através do contato com situações reais.
- Mobile Learning - Conteúdo disponível em todos os dispositivos móveis.
1º SEMESTRE - Conhecimento das organizações
Objetivo ao fim do semestre: O aluno deve desenvolver em si as bases para conhecimento e análise das organizações, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Teoria Geral da Administração
- Introdução ao Estudo das Relações Internacionais
- Contabilidade Geral
- Informática aplicada
- Matemática Aplicada
- Projeto Integrador
Total: 400h
2º SEMESTRE - Aspectos Jurídicos e Contábeis Empresariais
Objetivo ao fim do semestre: Fornecer ao aluno compreensão dos aspectos jurídicos e contábeis das Organizações Empresariais, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Direito Empresarial
- Tópicos em Direito Constitucional
- Tópicos em Direito Administrativo
- Economia I
- Metodologia da Pesquisa
- Linguagem e Redação na área de Negócios
- Contabilidade Intermediária
- Estatística Aplicada
- Cálculo
- Projeto Integrador
Total: 400h
3º SEMESTRE - Recursos Humanos
Objetivo ao fim do semestre: O aluno deve desenvolver a percepção de pessoas e suas capacidades que proporcionam recursos dentro do processo produtivo, direitos e deveres individuais e ainda fornecer ao aluno compreensão da Área de Recursos Humanos, atividades afins e que são importantes para sua formação profissional como administrador, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Ética nas Organizações
- Psicologia Organizacional e do Trabalho
- Direito do Trabalho I
- Legislação Trabalhista e Previdenciária
- Gestão de Recursos Humanos
- Ciências Políticas e Sociais – Política Comparada
- Economia II – microeconomia e macroeconomia
- Empreendedorismo e Desenvolvimento de Equipes
- Tópicos Especiais
- Projeto Integrador
Total: 400h
4º SEMESTRE - Ambiente Econômico-financeiro
Objetivo ao fim do semestre: O aluno deve desenvolver a capacidade de identificar elementos econômicos organizacionais e como técnicas de negociação, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Economia III
- Direito do Trabalho II
- Contabilidade Avançada
- Matemática financeira
- Técnicas de Negociação
- Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
- Legislação Tributária e Fiscal
- Tópicos Especiais
- Projeto Integrador
Total: 400h
5º SEMESTRE - Competição por Mercados
Objetivo ao fim do semestre: O aluno deve desenvolver a percepção dos mercados locais e globais e desenvolver análise dos mesmos para gestão de planejamento e busca de oportunidades comerciais, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Administração Financeira e Orçamentária
- Análise de Demonstrativos Financeiros
- Contabilidade Gerencial
- Planejamento Estratégico
- Estratégias de Negociação
- Tópicos Especiais
- Projeto Integrador
Total: 400h
6º SEMESTRE - Gestão Integrada de Cadeias Produtivas
Objetivo ao fim do semestre: Reconhecer e Analisar as cadeias produtivas e sua integração, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Administração da Produção
- Administração de Materiais e Patrimônio
- Movimentação e Armazenagem de Materiais
- Organização, Sistemas e Métodos
- Tópicos Especiais
- Projeto Integrador
Total: 380h
7º SEMESTRE - Vantagens Competitivas
Objetivo ao fim do semestre: O aluno desenvolver a capacidade de análise de produtos e serviços como vantagem competitiva tanto de custos, quanto de mercados bem como apresentação de resultados aos públicos e mercados, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Estratégias de Marketing
- Mercado e Produtos Financeiros
- Planejamento e Desenvolvimento de Projetos
- Tecnologias de Informação
- Análise de Custos
- Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC)
- Tópicos Especiais
- Projeto Integrador
Total: 380h
8º SEMESTRE - Expansão dos Negócios
Objetivo ao fim do semestre: Formar tomadores de decisão com boa percepção do ambiente empresarial e a expansão de novos negócios através do conhecimento dentre outros, dos temas a seguir:
- Comércio Exterior
- Inovação e Tecnologia
- Jogos de Negócios
- Mercado de Capitais e Bolsa
- Tópicos Especiais
- Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC)
- Projeto Integrador
Total: 380h
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR (CONFORME PPC)
Grupo de Componentes Curriculares | C/H 50 m |
Carga Horária Total das Disciplinas Curriculares | 2760 |
Carga Horária das Atividades Complementares | 480 |
Carga Horária do Estágio Supervisionado | 250 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 3490 |