Nossos Professores

Alina Rossi

Advogada e consultora jurídica. Mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Professora universitária nas disciplinas de Direito Civil, Mediação e Arbitragem. Professora orientadora do Núcleo de Práticas Jurídicas em conciliação e mediação. Professora convidada em cursos de pós-graduação e preparatórios para OAB. Conciliadora e mediadora. Experiência em Departamento Jurídico de multinacionais de grande porte.

 


Bruno das Mercês Silva

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos, e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma Universidade. Atua como Professor de Geografia, na Educação Básica e no Ensino Superior. Apresenta experiência acadêmica recente na área de concentração referente às dinâmicas ambientais e socioespaciais. Na Faditu, atua junto ao curso de Relações Internacionais, onde leciona as disciplinas de Geografia do Mundo Contemporâneo I, Geografia do Mundo Contemporâneo II, Etnia e Nacionalidade no Mundo Contemporâneo e Geopolítica.

Currículo Lattes


Carlos Eduardo Lapa Pinto Alves

Advogado Público Concursado – Caixa Econômica Federal desde 2009. Mestre em Direito, Justiça e Desenvolvimento, na área de concentração de Combate à Corrupção e à Criminalidade Econômica, pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP/SP. Também possui Pós-Graduação em Direito Penal pela Faculdade de Direito de Itu – Faditu e em Aperfeiçoamento em Direito Público e Privado pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Professor Titular de Direito Penal da Faculdade de Direito de Itu – FADITU. Professor Licenciado de Direito Penal e Direito Processual Penal da Faculdade Unida de Suzano – UNISUZ/UNIESP. Ministrou diversas aulas no Curso Preparatório “IOB Concursos”. Possui experiência Profissional e Acadêmica, com ênfase em Direito Público, Ciências Criminais (Direito Penal e Processo Penal), Direito Civil, Processo Civil e Gestão e Composição de Litígios. Foi membro da Comissão Especial da Advocacia em Empresas Estatais, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo. Membro da ADVOCEF – Associação dos Advogados da Caixa Econômica Federal.

Currículo Lattes


Daniele Hilgert Rafael

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Especialista em Marketing, Especialista em Dinâmica de Grupo, Graduada em Administração de Empresas e Formação em Psicologia do Esporte. Mentora Organizacional e Pessoal, Coach do Esporte, Carreira e Vocacional. Professora na área de Gestão. Analista Comportamental. Autora do E-Book Liderança e Aprendizagem Organizacional; Autora do E-Book Liderança e Governança Corporativa; e Autora do E-Book Empreendedorismo e Ação Empreendedora.


Denise Licia Boni de Oliveira Gasparini

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007); Bacharel em Ciências Sociais com ênfase em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2012); Licenciada em Inglês pela Faculdade de Faculdade de Educação Paulistana (2023); possui especialização em Comércio Exterior pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2008) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2011). É membro da Academia Ituana de Letras, cadeira número 3, sob o Patrono Francisco Nardy Filho.

Currículo Lattes


Diogenis Bertolino Brotas

Professor de Direito Constitucional, Mestre e Doutor em Direito, Diretor Acadêmico da FADITU (2021-2025) e Procurador Municipal.

 

Currículo Lattes


Edson Rodrigues do Nascimento

Consultor sênior em gestão de projetos e pesquisa e desenvolvimento, formado em Engenharia Mecânica Automobilístico formado pelo Centro Universitário da FEI, com MBA em Gestão Empresarial e Mestrando em Economia pela UFSCAR. Especialista em gestão, com mais de 20 anos de experiência em gestão nas diversas áreas da organização. Professor nas áreas de engenharia e administração.


Eduardo Antonio Pires Munhoz

Doutor em Ciências Ambientais pelo ICT – UNESP – Sorocaba/SP (2022); Bacharel em Direito pela UNISO – Universidade de Sorocaba/SP (2006); Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pela UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos – Sorocaba/SP (2016); MBA em Gestão Empresarial pela FHO/UNIARARAS – Araras/SP (2016); Especialista em Docência para o ensino superior pela Faculdade de Ciências e Letras de Sorocaba/SP (2009); Especialista em Direito Ambiental, bioética e biodireito pela FAPPES/IPEC – São Paulo/SP (2009); Advogado Militante, sócio fundador da Munhoz & Souza Advogados Associados, com atuação nas áreas Penal, Empresarial, Cível e Ambiental; Vice-Presidente da OAB Votorantim/SP gestão 2022-2024; Professor de graduação e pós-graduação.

Currículo Lattes


Everton de Paula Silveira

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Advogado formado pela Faculdade de Direito de Sorocaba – FADI. Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos e em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Especialista em Direito Constitucional pela Faculdade CERS e em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Cursou MBA em Gestão da Excelência em Educação pela Faculdade Pitágoras. Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade Internacional de Curitiba e em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras. Supervisor de Ensino de carreira na Secretaria Municipal da Educação de Sorocaba. Professor de Antropologia, Filosofia Geral e Filosofia Jurídica.

Currículo Lattes


Fábio Pinheiro Gazzi

Consultor Jurídico Parlamentar da Câmara da Estância Turística de Salto, Advogado e Professor Universitário, Mestre em Direito (Puc-SP); Pós Graduado Lato Sensu em Direito dos Contratos (IICS-CEU), Especializando em Direito Legislativo (IDP), Bacharel em Direito (UniAnchieta)Consultor Jurídico Parlamentar da Câmara da Estância Turística de Salto, Advogado e Professor Universitário, Mestre em Direito (Puc-SP); Pós Graduado Lato Sensu em Direito dos Contratos (IICS-CEU), Especializando em Direito Legislativo (IDP), Bacharel em Direito (UniAnchieta).

Currículo Lattes


Fernando Silveira Moraes

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Internacional de Curitiba, licenciado em Letras – Português/Espanhol pela Universidade de Sorocaba e pedagogo pela Faculdade de Educação Paulistana. No curso de Bacharelado em Direito leciona Linguagem e Argumentação Jurídica, Metodologia Científica, Trabalho de Curso I e II.

Currículo Lattes


Helder Bruno Monteiro

Graduado em Direito. Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil. Pós-graduado em Direito Militar. Pós-graduando em Tribunal do Júri. Presidente da Comissão de Direito Militar e Segurança Pública da OAB-Itu. Membro Efetivo da Comissão de Ética e Disciplina da OAB-Itu. Membro Efetivo da Comissão de Direito Militar da OAB-SP. Professor de Direito Penal e Processo Penal. Professor de Direito Militar. Palestrante.

Currículo Lattes


Henrique Frey

Sou bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela PUC-SP (2006), Mestre em Demografia pela UNICAMP (2010), Licenciado em Pedagogia pela UNICID (2021) e, agora, doutorando em Educação pela UFSCar-Sorocaba (Linha 1 de pesquisa – Formação de Professores e Práticas Educativas). A minha trajetória até aqui foi feita no diálogo com as questões habitacionais e migratórias associadas ao desenvolvimento urbano e regional. Estudei o processo de favelamento e desfavelamento e, posteriormente, a formação da Aglomeração Urbana de Sorocaba. Desde 2020 passei a dedicar-me aos estudos educativos sobre formação de professores a partir da abordagem (auto)biográfica valendo-me das cartas pedagógicas como dispositivo de pesquisa.

Currículo Lattes


Ivan Jacopetti do Lago

Bacharel, mestre e doutor pela Faculdade de Direito da USP – Largo de São Francisco. Pós-graduado pelo CENOR – Centro de Estudos Notariais e Registrais da Universidade de Coimbra e pela Universidade Autónoma de Madri. 4º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo. Coordenador Editorial da Revista de Direito Imobiliário – RDI. Coordenador da Uniregistral, da ARISP.

Currículo Lattes


João Paulo Salva 

João Paulo Salva é psicólogo formado pela Puc-Campinas e Sociólogo formado pela Unicamp. Possui mestrado em Sociologia pela Unicamp onde pesquisou a relação entre Psicanálise e teoria social do Reconhecimento. Atua como psicólogo clínico e professor há dez anos. Tem como foco de pesquisa a Psicologia clínica e a relação entre Psicologia e Sociedade.

 


Juliana Vieira Saraiva de Medeiros

Advogada. Mestre em Direito Penal. Professora de Direito Penal e Processo Penal em Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Presidente da Comissão de Direito Infantojuvenil – OAB Sorocaba. Palestrante. Autora de Obras Jurídicas.

 

Currículo Lattes


 

Lucas Andre Netto Cardoso

Professor de Direito Eleitoral na Faculdade de Direito de Itu (FADITU). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), graduado em Direito pelas Faculdades de Campinas (FACAMP). Parecerista na Revista Brasileira de Direitos Humanos e advogado em Direito Público.

Currículo Lattes


Luís Inácio Carneiro Filho

Luís Inácio Carneiro Filho, advogado, Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutor em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito de Itu, Professor Titular de Direito Empresarial da Faculdade de Direito de Sorocaba.

Currículo Lattes


Luiz Fernando Cardeal Sigrist

Luiz Fernando Cardeal Sigrist é procurador jurídico de carreira da Prefeitura Municipal de Indaiatuba (formado pela FADITU), e professor de direito da FADITU (com pós graduação em processo civil e processo coletivo). Em seus 28 anos atuando na procuradoria jurídica na defesa do Município, encontra-se no cargo de procurador geral do município há 10 anos. SIGRIST, atuando no magistério superior exclusivamente na FADITU há 20 anos, procura fazer da incrível arte de lecionar uma missão de vida e de amor e respeito ao direito, sempre aberto a ser um eterno aprendiz junto com seus alunos, renovando sempre.

Currículo Lattes


Marcelo Rodrigues

Possui graduação em Filosofia, Pedagogia e História, especialização em Psicopedagogia nas áreas clínica e institucional, Pedagogia Empresarial, MBA em Gestão de Pessoas e mestrado em Educação. É professor em cursos de Graduação, Pós-graduação e na educação básica, Psicopedagogo Institucional no ensino superior e Vice-diretor Escolar.

Currículo Lattes


Maria Luísa Buffo

Advogada, Professora de Direito Constitucional e Administrativo, Especialista em Direito do Estado e Mestre em Direito do Estado, Pedagoga.

 

Currículo Lattes


Rafael Negrelli

Possui Mestrado em Direitos Fundamentais Difusos e Coletivos pela Universidade Metodista de Piracicaba (2014); Especialização em Direito Público pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2011); Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (2002); Procurador – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba – SAAE, atualmente Assessor Jurídico do Município de Sorocaba; Professor de Direito Eleitoral do Instituto IOB e do R2 Concursos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo.

Currículo Lattes


Rafael Porcari

Graduado em Administração de Empresas, especialista em Marketing e mestre em Gestão de Negócios. Leciona disciplinas em Ciências Gerenciais, Humanas e Sociais, por Universidades e Instituições do 3º setor. Exerce consultorias como prestador de serviços ao SEBRAE e IBS Américas. Foi Comerciante, Administrador, Consultor em Arbitragem de Futebol, além de outras atividades. Hoje é comentarista esportivo na Rádio Difusora AM810 e Rádio Futebol Total de Bragança Paulista, tendo participado recentemente em outras searas, como articulista do Jornal Bom Dia / Diário de São Paulo, e analista de futebol no SBT (Vtv / TV Sorocaba). Na mídia escrita, tem uma coluna semanal no Jornal de Jundiaí.

Currículo Lattes


Renata Vianna de Andrade Lourensetto

Advogada e Mediadora Judicial. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela FADITU. Professora universitária na disciplina de Métodos Adequados de Soluções Consensuais de Conflito. Professora orientadora do Núcleo de Práticas Jurídicas em conciliação e mediação.

 


Renato Joaquim Louro dos S. Bruno

Consultor no desenvolvimento de Planejamento Estratégico, Controladoria, Finanças e RH, Estruturação e Melhoria de Processos Gerenciais. Graduado em Ciências Contábeis com MBA em Finanças e Pós Graduado em Controladoria com certificação na Penn State University. Associado ao IMA – The Association of Accountants and Financial Professionals in Business e membro ativo do GEES Grupo de Excelência de Ética e Sustentabilidade do CRA-SP. Coaching em Gestão de Negócios e Professor para cursos de Graduação e Pós Graduação em Contabilidade, Administração e Gestão de Negócios. Carreira profissional desenvolvida em grandes empresas. Especialista na estruturação e organização de processos gerenciais de controladoria, auditoria e gestão da implementação de projetos de sistemas ERP de gestão empresarial.

Currículo Lattes


Ricardo Burrattino Felix

Ricardo Burrattino Felix: Coordenador do curso de Direito da FADITU – Faculdade de Direito de Itu. Professor de Direitos Humanos, Direito Internacional Público e Privado, Direito Ambiental, Relações Internacionais, Comércio Internacional, Sociologia Geral e Sociologia Jurídica. Mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e especialista em Negociações Econômicas Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). Atuou como advogado no convênio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR/ONU) e Comitê Nacional para Refugiados (CONARE/MJ) no Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo. Pesquisador da RESAMA (Rede Sul-Americana para as Migrações Ambientais).

Currículo Lattes


Rosane Santana da Silva Kurosawa

Rosane Santana da Silva Kurosawa, advogada, professora de graduação e pós graduação na área de direito, gestão e engenharia, bacharel em Direito, bacharel em Administração, Mestre em Engenharia Naval e Sistemas Oceânicos, Especialista em Direito e Processo do Trabalho, Especialista em Direito e Processo Tributário.

Currículo Lattes


Rui Luiz Lourensetto Junior

Advogado atuante nas áreas do direito civil e empresarial. Mestre em direitos difusos e coletivos na UNIMEP. Pós-graduado em Processo Civil também pela FADITU. Vice Presidente OAB Itu (2016-2018). Professor de Processo Civil e Ética na FADITU. Coordenador do curso de Pós Graduação em Processo Civil na Faculdade de Direito de Itu. Professor convidado da Escola Superior da Advocacia. Relator do IX Tribunal de Ética. Vice-presidente da OAB de Itu na gestão de 2016 – 2018. Secretário Geral da OAB de Itu na gestão de 2013 -2015. Presidente da Comissão da Assistência judiciária da subseção de Itu na gestão de 2011-2013.

Currículo Lattes


Sara Aparecida de Paula

Doutoranda e mestre em Economia Política Mundial pela Universidade Federal do Abc. Bacharel em Relações Internacionais e Ciências e Humanidades pela UFABC. Licenciada em geografia e letras-inglês. No ensino básico, atua com o ensino bilíngue e no curso de Relações Internacionais leciona as disciplinas de Teorias das Relações Internacionais I e II e Relações Internacionais Contemporâneas. Na área de pesquisa, atua com a temática das migrações ambientais, desastres naturais, o papel dos discursos e fronteiras nas Relações Internacionais.

Currículo Lattes


Thiago Reis Augusto Rigamonti

Advogado, Doutorando em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Pós-Graduado (lato sensu) em Direito Administrativo pela PUC/SP e em Direito Tributário pela Faculdade Damásio de Jesus, Pós-graduando (lato sensu) em Direito Eleitoral pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa de Brasília – IDP, Professor na Faculdade de Direito de Itu – FADITU, Membro da Comissão de Direito Administrativo da OAB/SP (Seção Estadual) e autor de livros e artigos nas áreas de direito civil e direito público.

Currículo Lattes


Tiago Bragagnolo Morelli

Graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Itu (2002) e especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007). Tem experiência na área de Direito, e como Professor Universitário.

Currículo Lattes


Wagner de Oliveira Pierotti

Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru, possui especialização em Direito Público e Privado pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus e é graduado em Direito pelo Centro Universitário FIEO (1999). Atualmente é procurador federal – Advocacia Geral da União, possuindo experiência na área acadêmica lecionando as seguintes matérias: Direito Previdenciário, Tributário, Trabalhista e Responsabilidade Civil.

Currículo Lattes