Regulamento

1 – Disposições gerais
O presente regulamento visa disciplinar o funcionamento da Biblioteca “Padre Pieroni”, da Faculdade de Direito de Itu.

2 – Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira :  das 7h40 às 13h  e das 14h as 22h220min.
Sábado: das 8h às 11h50

3 – Serviços oferecidos ao usuário:

3.1 – Orientação à pesquisa
Na biblioteca há uma equipe especializada: Bibliotecárias, Estagiários de Direito e Auxiliares de Biblioteca que orientam os usuários a como proceder ao pesquisar: nos terminais de acesso a base de dados do acervo da biblioteca; na base de dados em CD-ROM; na Internet;  nas obras de referência, periódicos, coletâneas de jurisprudência e legislação.

3.2 – Comutação bibliográfica
Comutação bibliográfica é um serviço (mediante solicitação de cópias de artigos de revistas técnico-cientificas, teses e anais de congresso) que permite à comunidade acadêmica e de pesquisa o acesso a documentos em todas as áreas do conhecimento.

3.3 – Consulta local e on-line
A coleção da Biblioteca está à disposição para consulta local e na Internet para toda comunidade (alunos, ex-alunos, professores e funcionários).  

3.4 – Empréstimo e reserva
Para efetuar o empréstimo é necessário ser aluno regularmente matriculado  na faculdade (ter login e senha);
Os serviços de renovação de empréstimos e reserva de livros estão disponíveis  on-line e pode ser realizados pelos próprios alunos de qualquer ponto conectado a Internet.

4 – Do empréstimo
Para utilizar os serviços de empréstimos é necessário ser aluno regularmente matriculado  na faculdade e ter seu  login e senha;
Cada aluno poderá emprestar o limite máximo de 4 (quatro) livros e 2 (duas) fitas de DVDs não podendo haver duplicidade do mesmo título;
Poderá ser emprestado todo o acervo/livro que a biblioteca possuir em duplicata, exceto obras de referência (enciclopédias, dicionários, periódicos), CD ROMs;
Será concedido prazo de 7 (Sete) dias para devolução dos livros e de 3 (três) dias para os  DVDs emprestados, a contar da data de retirada do mesmo;

4.1 – Da renovação de empréstimo
O empréstimo poderá ser renovado (on-line) e o sistema permitirá as renovações, desde que o  livro não esteja reservado para  outro aluno;
É aconselhável efetuar a renovação um dia antes do prazo final, devido à possibilidade do livro estar reservado para outro aluno e principalmente para evitar a incidência de multa pela não devolução do livro no prazo correto.
A devolução só pode ser efetuada na biblioteca;
A biblioteca não poderá garantir o empréstimo de material reservado nos casos de atraso na devolução do mesmo.

5 – Da reserva
O serviço de reserva de livros esta disponível on-line e pode ser realizado pelo próprio aluno de qualquer ponto conectado a Internet .O aluno ao reservar um livro que não esta emprestado tem o prazo de 1(um) dia, para passar na Biblioteca e retirá-lo, após esse prazo o próprio sistema anulará a reserva.
No caso de livros já emprestados o sistema adicionará o nome do aluno a uma lista de espera (ordem de entrada). No momento da devolução do livro reservado o próprio sistema da biblioteca não efetuara o empréstimo do exemplar durante 2 dias para outros alunos. Neste período o empréstimo desse livro ficará condicionado à pessoa que o reservou. Findo este prazo, será disponibilizado para outro leitor que o tenha reservado. Nesse processo é importante que o próprio aluno gerencie o andamento desta reserva.

6 – Extravio ou danificação da obra
É expressamente proibido ao usuário fazer anotações nos volumes sob sua responsabilidade. A transgressão desta norma obrigará o usuário a substituir o volume anotado;
O usuário que perder ou danificar o material emprestado, fica obrigado à reposição por obra idêntica ou similar, a ser definida pela biblioteca; Até a data da reposição o usuário incorrerá em multa.

7 – Multa
A multa por atraso na devolução de empréstimo domiciliar será de R$ 3,50 (Três reais e cinqüenta centavos) por dia e por cada material;
O leitor que não efetuar o pagamento da multa, não poderá fazer novo empréstimo;

8 – Disposições finais
Os casos omissos neste regulamento deverão ser levados ao conhecimento das bibliotecárias responsáveis que orientarão quanto a resolução da questão ou encaminharão o caso para discussão junto a direção da Faculdade

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