ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
SOBRE O CURSO
Busca a valorização cada vez maior da profissão no Brasil, formando bacharéis em Engenharia de Produção capacitados e qualificados ao exercício profissional, habilitados ao projeto, operação, gerenciamento e melhoria de sistemas de produção de bens e serviços, com senso analítico, crítico, e comprometido com valores éticos e com sua função social dentro da sociedade na qual estão inseridos.
DIFERENCIAL
O curso de Engenharia de Produção vem munido com a Qualidade FADITU pontuada no Ranking Universitário da Folha -RUF (2014, 2015 e 2016) como melhor corpo docente da região. Matriz Curricular estruturada com base nas competências técnicas e comportamentais necessárias à formação integral do estudante (pessoal e profissional), sem a tradicional divisão por disciplinas mas sim integrando e combinando conteúdos ou temas permitindo que uma mesma disciplina seja trabalhada por diferentes professores aprofundando e ampliando os temas estudados
- Atividades em sala focadas em elementos colaborativos, desafios práticos e problemas reais, colocando o estudante como protagonista do aprendizado, sem as tradicionais aulas expositivas.
- Ambiente de aula diferenciadas, com base nas metodologias ativas de aprendizagem, que favorecem o trabalho em grupo; a participação do professor como orientador e preceptor, além da integração com a prática laboratorial e projetos sustentados em problemas reais.
- Estudo e Aprendizado Independente - o aluno aprende a construir autonomia e desenvolve sua competência de autodidatismo. ( Para tal, a metodologia utilizada é o flipped classroom - uma derivação do blended learning, que permite ao educando criar um hábito de estudo continuado e progressivo).
- Contato com profissionais convidados para troca de idéias e experiências com o intuito de desenvolver projetos reais.
- Acesso Mobile - acesso as aulas pelo celular, tablet, notebook, em qualquer lugar e qualquer horário.
PERFIL PROFISSIONAL
Os engenheiros são pessoas de raciocínio lógico e habilidade em cálculos matemáticos prontas para solucionar problemas. Nas indústrias possuem um excelente espaço podendo atuar na gerencia de recursos humanos, financeiros e materiais, com o objetivo de aumentar sua produtividade e rentabilidade.
METODOLOGIA
A metodologia escolhida para aquisição ensino-aprendizagem está focada em pedagogias ativas de aprendizagem dentre as quais :- Active Learning Classroom - Sala de aula colaborativa, onde os alunos participam de atividades em grupo e de estudos individuais com mais flexibilidade e dinamismo.
- Blended Learning - Além de participar das atividades em sala todos os dias, o estudante pode acessar todo o conteúdo do seu curso de forma online, para estudar onde quiser e na hora conveniente.
- Crowdlearning - Método de aprendizagem colaborativa para resolução de problemas, a partir de projetos estruturados sobre situações reais.
- Os alunos são estimulados a desenvolver autonomia e pro atividade desde o primeiro semestre de aula, através do contato com situações reais.
- Mobile Learning - Conteúdo disponível em todos os dispositivos móveis.
1º SEMESTRE
Objetivo ao fim do semestre: O aluno deve desenvolver em si as bases para a análise de problemas para engenharia, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Introdução a engenharia de produção
- TGA - Estudos organizacionais e tomada de decisão
- Desenho técnico e metrologia
- Informática
- Matemática
- Projeto Integrador
Total: 400h
2º SEMESTRE - Administração princípios organizacionais
Objetivo ao fim do semestre: O aluno deve desenvolver a capacidade de identificar elementos organizacionais e compreender seus respectivos papéis, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Organização do trabalho
- Teoria das organizações
- Técnicas organizacionais
- Direito Empresarial
- Linguagem e redação na área de negócios
- Projeto Integrador
Total: 400h
3º SEMESTRE - Administração princípios sociais, recursos humanos e direito
Objetivo ao fim do semestre: O aluno deve desenvolver a percepção de pessoas e suas capacidades que proporcionam recursos dentro do processo produtivo, direitos e deveres individuais, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Gestão de recursos humanos
- Direito do trabalho – legislação trabalhista e seus impactos
- Terceirização e seus impactos
- Empreendedorismo e Desenvolvimento de equipes
- Psicologia Organizacional e do Trabalho
- Ética nas Organizações
- Projeto Integrador
Total: 400h
4º SEMESTRE - Ambiente Econômico-financeiro
Objetivo ao fim do semestre: Fornecer ao aluno compreensão de áreas de física, química e fundamentos matemáticos e que são importantes para sua formação profissional como engenheiro e aplicação em ciência dos materiais, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Física Geral
- Química Geral
- Cálculo Integral e Diferencial I
- Ciência dos materiais
- Geometria Analítica
- Projeto Integrador
Total: 400h
5º SEMESTRE - Eletricidade aplicada
Objetivo ao fim do semestre: Fornecer ao aluno compreensão de áreas de física, química e fundamentos matemáticos e que são importantes para sua formação profissional como engenheiro e aplicação em eletricidade e automação, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Física Geral II
- Cálculo Integra e Diferencial II
- Eletricidade aplicada e automação
- Álgebra Linear
- Algoritmos de Programação
- Projeto Integrador
Total: 400h
6º SEMESTRE - Qualidade de produção e estatística
Objetivo ao fim do semestre: Analisar e reconhecer defeitos de produção, qualidade e durabilidade de bens de produção e técnicas estatísticas em processos de produção, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Estatística
- Normas de qualidade
- Técnicas de controle administrativo de qualidade
- Engenharia e Qualidade e Produtividade
- Gestão da Manutenção
- Projeto Integrador
Total: 380h
7º SEMESTRE - Desenvolvimento de produto
Objetivo ao fim do semestre: Capacitar para desenvolvimento e planejamento de produção de produtos, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Projeto e desenvolvimento de produto
- Engenharia econômica
- Contabilidade e custo
- Ergonomia de produtos
- Marketing
- Projeto Integrador
Total: 380h
8º SEMESTRE - Planejamento da produção e logística
Objetivo ao fim do semestre: Formar tomadores de decisão com boa percepção do ambiente fabril, para otmização de espaço, logística e cadeia de produção, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Planejamento, programação e controle da produção
- Localização e arranjo físico
- Ecoeficiência, Projeto de fábrica e layout
- Projetos Computacionais na Engenharia de Produção
- Logistica e Gestão da Cadeia de Suprimentos
- Projeto Integrador
Total: 380h
9º SEMESTRE - Processos de produção e Confiabilidade
Objetivo ao fim do semestre: Capacitar para análise, escolha e dimensionamento dos processos de produção, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Simulação de processos de produção
- Sistemas e processos de produção
- Métodos e processos de fabricação
- Gestão Ambiental
- Engenharia de confiabilidade
- Projeto Integrador
Total: 440h
10º SEMESTRE - Ergonomia e Segurança do trabalho
Objetivo ao fim do semestre: Formar senso crítico e capacitar o engenheiro de produção a planejar e implementar as instalações de fábrica para melhor adequar ao ser humano inserido no ambiente de produção, perpassando dentre outros, pelos temas a seguir:
- Normas de segurança
- Ergonomia e eficiência do movimento
- Lesões por esforço repetitivo
- Empreendedorismo e Responsabilidade Social
- Análise de riscos de acidentes
- Projeto Integrador
Total: 440h
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR (CONFORME PPC)
Grupo de Componentes Curriculares | C/H 50 m |
(1) CH de Disciplinas presenciais | 4000 |
(2) CH de Estágio Supervisionado | 200 |
(3) CH de Atividades Complementares | 120 |
(4) Projeto Interdisciplinar Integrado | 100 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 4420 |