Michel Temer ministra aula magna na FADITU

2012 04 20 full

A aula magna “O Brasil, a Constituição Real e a Constituição Formal”, ministrada pelo vice-presidente da República, Michel Temer, na noite do último 12/4, na Faculdade de Direito de Itu (FADITU), reuniu docentes, alunos da instituição, políticos e convidados.
Professor-emérito e docente-fundador da FADITU, as aulas magnas ministradas por Temer já se tornaram tradição como marco do início do ano letivo da faculdade. “Temos alunos na casa que ainda não tiveram a oportunidade de ver e ouvir nosso estimado professor Michel Temer, atual vice-presidente da República e três vezes presidente da Câmara Federal”, destacou o diretor da instituição, professor-doutor Mário Antônio Duarte.
Por se tratar da presença do vice-presidente da República, durante todo o dia, o campus da FADITU ficou sob a intervenção das equipes cerimonial e de segurança do governo federal para que se adequasse às normas e protocolos exigidos em situações dessa natureza.
Ao chegar, Michel Temer foi recebido pessoalmente por Mário Duarte, Elaine Duarte, Oswaldo Duarte e Oswaldo Sonsini. Em seguida, atendeu a imprensa por, aproximadamente, 10 minutos. Antes da aula magna, Temer foi recepcionado pelos mantenedores, José Maria Duarte, Orzila Duarte e Maria Lúcia Caselli, além de familiares e amigos no coquetel preparado pela instituição.
O auditório que leva seu nome foi o local onde a aula magna aconteceu. Com sua notória e irreparável fluidez verbal e raciocínio linear, o vice-presidente da República prendeu a atenção da plateia durante cerca de uma hora e meia. Iniciou sua fala relembrando sua primeira aula, em 1969, e destacando seu apreço pela região. “Digo sempre que tenho muito gosto por Itu e região, responsáveis pelo impulso em minha vida pública. No início da minha carreira política, os alunos desta instituição organizaram uma linda campanha que me elegeu como constituinte.”
Partindo da comparação entre o fato de a constituição formal nem sempre estar em sintonia com o que acontece no cotidiano do País, Temer afirmou: “O Brasil sempre foi pródigo em relação às suas constituições”. Durante a aula magna, o vice-presidente da República discorreu sobre o conceito aplicado e, com genialidade, delineou o tema proposto, as constituições que regeram o Brasil e os fatos mais marcantes que aconteciam naqueles momentos históricos.
No final da cerimônia, o diretor da FADITU destacou a cordialidade com que Michel Temer sempre comparece à instituição. Assim, em sinal de agradecimento, ofereceu uma coletânea das obras de Cornélio Pires – nascido em Tietê, cidade natal do vice-presidente –, que foi entregue pela professora Maria Lúcia Caselli; um quadro do premiado artista ituano Paulo Lara, entregue por Orzila e Tainá Duarte; e doces caseiros de sua preferência, preparados com muito carinho por Orzila, que, para mostrar a consideração que tem por Temer, confecciona os quitutes toda vez que ele vem à cidade.
Na ocasião, também estiveram presentes autoridades como o prefeito de Itu, Herculano Castilho Passos Junior; o ex-aluno e desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Antonio Rigolin; o presidente da Comissão Provisória do PMDB de Itu Oswaldo Sonsini; o ex-aluno e juiz federal Régis Franco Carvalho e Silva;  o ex-aluno e presidente da OAB de Itu, Renê Paschoal Liberatori; o delegado da Polícia Antonio Carlos Padilha; o político Ocimar Scopel (PMDB); o membro do Diretório Estadual Oswaldo Duarte Filho; o presidente da Comissão Provisória do PMDB de Sorocaba, Renato Amary; o prefeito de Itapetininga, Roberto Ramalho Tavares; e a antropóloga e representante do índice de Felicidade Interna Bruta no Brasil, Susan Andrews, dirigente do Instituto Visão Futuro e docente de pós-graduação FADITU.
Antes de ir embora, Michel Temer autografou livros de sua autoria, posou para fotos com os alunos e retornou ao coquetel com a intenção de dedicar mais tempo aos convidados e passar momentos de descontração com os amigos.

{galeria count=8}noticias/2012/04/20/galeria{/galeria}