HOMENAGEM E RECONHECIMENTO DA FADITU AO DOUTOR JOSÉ MARIA DUARTE

HOMENAGEM E RECONHECIMENTO DA FADITU

AO DOUTOR JOSÉ MARIA DUARTE

Há noventa anos nascia aquele que com perspicácia e inteligência foi um dos fundadores da Academia – Faculdade de Direito de Itu, com perseverança e visão de educador, certo de que somente a educação séria, honesta, profunda e voltada para o humanismo, despertaria no ser humano, o senso de justiça, igualdade e fraternidade.

Durante o longo percurso para implantação da Faculdade, José Maria demonstrou dedicação e desprendimento, após o início das atividades educacionais da instituição e durante toda sua existência, dedicou-se integralmente à vida do direito e o respeito ao direito à vida, tratando todos, funcionários, professores e alunos, principalmente estes com lhaneza e galhardia, respeitando a todos com o inequívoco desejo de demonstrar que somente o respeito recíproco é a fonte pura e perene da alma.

José Maria Duarte foi e será sempre o baluarte, aquele que com obstinação desmedida afagava o ânimo dos alunos, desprendido e com seu largo sorriso atendia a todos, açulava a alma dos desanimados e quando necessário amparava aqueles menos favorecidos com o objetivo de possibilitar a todos, indistintamente, o acesso ao conhecimento, humanista e humano conquistou amizades que formaram o seu maior patrimônio.

Sabia que o caminho para se buscar os novos padrões de convívio entre a inteligência humana e a busca de novas verdades passava necessariamente pela educação. Não pela educação tecnoburocrática, organizada pela visão conservadora e controladora de educadores e administradores de plantão. Mas, sim, pela educação voltada as novas necessidades, para os novos saberes, para as novas tecnologias, acompanhando o dinamismo social, em que a liberdade e a criatividade de alunos e professores devem conduzir ao processo de aprendizagem, transmitia a mensagem de forma singela e profícua.

José Maria Duarte com sua ímpar humildade e simplicidade, ensinava a todos, que o predicado maior da pessoa é a vida e a educação seu complemento.