Alunos da FADITU visitam Tribunal do Trabalho

2012 05 31 full

Cerca de 50 alunos dos 4º e 5º anos da FADITU, acompanhados pelos professores de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, Doutor Romeu Gonçalves Bicalho e Doutor Luis Maurício Chierighini, visitaram o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com sede em Campinas, na quarta-feira, dia 23 de maio.
Recepcionados no Tribunal já pela manhã, os estudantes primeiro posaram para foto oficial e em seguida receberam as boas vindas do juiz auxiliar da Presidência, Doutor Edison dos Santos Pelegrini. A secretária-geral da Presidência substituta, Doutora Simone Moller Arruda, falou sobre a estrutura do TRT da 15ª, seu crescimento nos últimos anos e o reconhecimento adquirido. Já o juiz titular da Vara do Trabalho de Salto, também presente ao evento, Doutor Marcelo Carlos Ferreira, falou aos alunos da importância da visita, para que assim possam “desmistificar a visão que têm do Tribunal”.
Durante a visita, como de costume, os estudantes assistiram a um vídeo institucional da 15ª Região e, na sequência, a subsecretária do Pleno e secretária da 3ª Seção de Dissídios Individuais, Ednamara Aparecida Câmara fez uma breve explanação aos presentes sobre as peculiaridades das ações rescisórias.
Segundo ela, “muitas vezes a ação deixa de ser bem sucedida em virtude de problemas técnicos, e por isso, é importante que os alunos assistam à sessão para entender como funciona a prática”, afirmou. Em seguida, os estudantes puderam acompanhar ainda uma sessão de julgamentos que, na oportunidade, foi presidida pela desembargadora Olga Ainda Joaquim Gomieri. Ela explicou aos alunos o funcionamento interno das Seções do Tribunal e agradeceu a presença de todos. Ao final, todos foram convidados para um coffe-break e, para encerrar a visita, os alunos conheceram também o Centro de memória, Arquivo e Cultura do Tribunal.
Um dos momentos marcantes da visita, emocionante em especial para os alunos da FADITU, foi protagonizado pela secretária-geral da Presidência substituta, Doutora Simone Moller Arruda, que confidenciou aos alunos que aquela visita era bastante especial. Ela relatou na ocasião que é formada pela FADITU, Turma 1994. Contou ainda que a FADITU foi uma fase importante na sua vida, uma vez que foi na faculdade que conheceu seu esposo, Júlio Cesar Arruda, na época também aluno, e dois anos após a formatura, casaram-se. Dra. Simone finalizou com os alunos dizendo que a FADITU na sua vida foi a “FADA DE ITU”, pelo fato de ter-lhe trazido “um diploma e também um esposo”.

Foto: Alunos da FADITU em visita ao TRT da 15ª Região