Perguntas frequentes

Quem pode utilizar a Biblioteca da FADITU?
Alunos, professores e funcionários da FADITU podem utilizar todos os serviços oferecidos pela biblioteca.
Ex-alunos, pesquisadores e a comunidade local podem utilizar o ambiente e o acervo para estudos.

Posso entrar na Biblioteca com minha mochila, bolsa e outros materiais?
Não. Os usuários devem utilizar os armários para guardar seus pertences.
Matérias para estudo como notebook, tablet podem ser utilizados no ambiente da biblioteca.

Por que não posso levar ou consumir alimentos e bebidas na Biblioteca?
Porque, além do risco de molhar, sujar e danificar diretamente as publicações que você estiver consultando, os resíduos de alimento e umidade são nocivos para a conservação do acervo, uma vez que atraem fungos e insetos que podem infestar o ambiente, causando danos irreparáveis ao acervo.

Posso usar telefone celular na Biblioteca?
Não, por dois motivos: em primeiro lugar, nos ambientes de leitura deve-se preservar silêncio, e o uso do telefone certamente causará transtorno a outros usuários. Além disso, a Lei Municipal nº 12.511, de 4 de novembro de 1997, proíbe o uso de celulares no interior de bibliotecas na cidade de São Paulo, mesmo em áreas de atendimento ou estudo em grupo.

Quantas publicações posso tomar emprestadas e por quanto tempo?
4 livros – por 7 dias
2 DVDs. – por 3 dias

Por que algumas publicações não podem ser emprestadas?
Algumas publicações, devido ao seu tipo, raridade, especificidade ou demanda, não podem ser emprestadas. Por exemplo: dicionários, enciclopédias, guias, relatórios técnicos e estatísticos, códigos jurídicos, compilações de leis ou jurisprudência, entre outros, são considerados Obras de Referência, mantidas permanentemente na Biblioteca para consulta local. Obras Raras ou Especiais não circulam para garantir sua conservação. Publicações indicadas na Bibliografia Básica o 1 exemplar é colocado como local e deve permanecer no acervo apenas para consulta na biblioteca.

Posso emprestar os vídeos da Biblioteca?
Os filmes podem ser emprestados por 3 dias. A devolução com atraso implica na cobrança de multa de R$ 3,50 (três reais e cinquenta centavos) por dia e por mídia, além do bloqueio de novos empréstimos ou renovações enquanto todas as pendências não forem regularizadas.

A Biblioteca não tem a publicação que eu preciso. Como faço?
A Biblioteca presta um serviço (empréstimo entre bibliotecas) especialmente desenvolvido para encontrar e obter publicações (ou sua cópia) em outras bibliotecas no Brasil ou no exterior. Procure a bibliotecária para requerer esse serviço.

Posso renovar o prazo de empréstimo?
Sim, desde que não existam solicitações de reserva de outros usuários, e que o limite de 3 renovações consecutivas não seja ultrapassado
É preciso, também, que em seu cadastro não constem pendências de multa.

Como faço a renovação de empréstimo?
A renovação pode ser feitas de 3 maneiras:

  • pelo Catálogo Online (link para renovação- o mesmo arquivo colocado anteriormente) na internet
  • pessoalmente, no Balcão de Empréstimos (verifique o horário de atendimento)
  • por telefone pelo número 11 4024.9500 (verifique o horário de atendimento).

Atenção:  Há limite de 3 renovações consecutivas  e, após a terceira renovação, é preciso apresentar a publicação no Balcão de Empréstimos para iniciar um novo ciclo de empréstimos.

O que acontece se eu atrasar a renovação?
A renovação com atraso implica na cobrança de multa de R$ 3,50 (três reais e cinquenta centavos) por dia e por publicação, além do bloqueio de novos empréstimos ou renovações enquanto todas as pendências não forem regularizadas.

Posso autorizar outras pessoas a usar meu login e senha de acesso para movimentar minha conta na Biblioteca?
Não. O uso do login e senha é pessoal e intransferível. Professores e pesquisadores podem autorizar somente seus estagiários, monitores ou assistentes a efetuar movimentações em seus cadastros, mediante autorização prévia enviada à Biblioteca por e-mail.

Posso emprestar ou renovar publicações em nome de outra pessoa?
Não, isto não é permitido.

Posso devolver publicações em nome de outra pessoa?
Sim.

O que acontece se eu atrasar a devolução?
A devolução com atraso implica na cobrança de multa de R$ 3,50 (três reais e cinquenta centavos) por dia e por publicação, além do bloqueio de novos empréstimos ou renovações enquanto todas as pendências não forem regularizadas.

Como é feito o cálculo da multa por atraso na renovação ou devolução?
Para cada publicação e dia em atraso a multa é de R$ 3,50 (três reais e cinquenta centavos).
Os fins-de-semana, os feriados, assim como os dias em que a Biblioteca eventualmente permaneceu fechada por motivo fortuito, não são considerados para efeito de cálculo da multa.

O que acontece se eu não pagar a multa por atraso na devolução?
A multa ficará pendente em seu cadastro, porém bloqueando todas as suas movimentações de empréstimos e renovações.

Onde posso pagar a multa?
Na tesouraria da Faculdade.

Existe alguma situação em que eu possa ser perdoado do atraso e do pagamento de multa?
Sim. Em caso de doença ou outro motivo de saúde que exija dispensa médica, você deve apresentar um atestado médico válido para o período em que deveria ter feito a devolução das publicações, para que o atraso seja desconsiderado, e a multa, excluída.

A publicação que eu quero está emprestada para outra pessoa. Posso deixar uma reserva para poder emprestá-la quando for devolvida?
Sim. É possível solicitar a reserva pelo Catálogo Online. Caso encontre alguma dificuldade procure o Setor de Referência da Biblioteca pessoalmente ou por telefone.  

Eu posso reservar uma publicação que já está emprestada em meu nome?
Não.

Como fico sabendo que uma publicação reservada por mim está disponível para retirada?
O aviso é feito exclusivamente por e-mail. Por isso, é essencial que você verifique e mantenha seu endereço de e-mail sempre atualizado no seu cadastro da Biblioteca. Outra forma de saber se suas reservas estão disponíveis é pelo Catálogo Online,

Quanto tempo uma publicação fica reservada para mim?
Por 1 dia útil a partir da data do aviso de disponibilidade. Exemplo: se você recebeu o aviso em uma sexta-feira, a publicação ficará reservada em seu nome até o final do expediente da segunda-feira subsequente. Não é possível estender este prazo, pois pode existir fila de reserva.

O que é Literatura Básica?
Trata-se de publicações indicadas por professores da Faditu e que, normalmente, fazem parte da bibliografia básica dos cursos. Durante o semestre em que o curso é lecionado, a Biblioteca mantém um exemplar dessas publicações na estante  para consulta local. No caso dessas publicações também haverá, sempre que exemplares circulantes, disponíveis nas estantes do acervo geral.

Eu posso alterar os meus dados pessoais, como endereço, telefone, e-mail, e/ou minha senha no cadastro da Biblioteca?
Sim. Para isto, efetue login no sistema da biblioteca e, no menu Serviços/ Renovações /Reservas, escolha a opção “Alterar Cadastro”.

Caso eu perca ou danifique a publicação que emprestei da Biblioteca, o que acontece?
Neste caso, você deve repor à Biblioteca um exemplar idêntico ao extraviado ou danificado em até 7 dias úteis. Para isto, compareça à Biblioteca para comunicar o ocorrido e assinar um Termo de Compromisso de reposição de obra extraviada. Caso a publicação esteja esgotada, poderá ser substituída por uma edição mais atual ou por outro título a ser sugerido pela Biblioteca, com valor estimado equivalente ao da publicação extraviada.
A assinatura do Termo de Compromisso não o dispensa de quitar multas de atraso, se houver.

Por que  não podemos tirar cópia integral das publicações?
Respeitando a Lei Federal nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (“Lei dos Direitos Autorais”). Artigos de periódicos e teses e dissertações do acervo da Biblioteca podem ser reproduzidos, exceto quando está expressa a proibição da cópia.

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